Planagua

Planagua

PLANETA ÁGUA
Serviços

Precisando de um orçamento de perfuração de poço ou manutenção?

Atendimento em toda a região de São Paulo

Regularização de Poços Artesianos

A regularização de um poço artesiano implica na coleta de informações acerca do processo de perfuração, tais como a profundidade alcançada, as rochas atravessadas, a vazão obtida e os níveis dos parâmetros do aquífero, bem como a quantidade de água que será retirada para garantir a gestão sustentável do recurso hídrico. É fundamental que esses dados sejam levantados a fim de preservar o aquífero, evitando seu esgotamento e garantindo sua utilização de forma adequada.

O que é a Gestão do Aquífero? A Água Subterrânea tem suas propriedades próprias e devido à sua importância na existência e no equilíbrio da Vida aqui no Planeta Terra devemos respeitá-las para podermos utilizá-la, em princípio “eternamente”, com o uso da água potável e tratando os efluentes gerados.

A Outorga é o documento final que promove a regularização do Poço Artesiano e é atribuição do DAEE Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, com vasta experiência acumulada em décadas de trabalho e que através da Portaria DAEE 1.630 de 30/05/2017 deve emiti-la ou não e lhe assegura o direito de uso da água deste poço. A legislação sobre Recursos Hídricos evoluiu com o passar do tempo através da experiência adquirida no gerenciamento destes e no Estado de São Paulo o DAEE Departamento de Águas e Energia Elétrica é o órgão encarregado da gestão desta área.

Antes de perfurar um Poço Artesiano se deve solicitar a respectiva Licença de Perfuração, ao mesmo DAEE, que também emitirá ao mesmo tempo, a respectiva Outorga, pela nova legislação.

A Outorga não é somente para Poços Artesianos, mas para todo Uso de Recursos Hídricos, ou seja:

Captação de Água Superficial: rios, córregos, lagos e corpos hídricos.

Interferência em corpos hídricos: Lançamento de Efluentes Tratados, Barramentos, Canalizações, Proteção de Leitos, 

Desassoreamento, Limpeza de Margens, Extração de Minérios e outras obras.

A Portaria DAEE No5.578/2018 e a Portaria DAEE No 5.579/2018 de 05 e 06 de outubro de 2018 que regulamentam o controle dos hidrômetros já estão sendo aplicadas em algumas bacias do estado.

O uso da Água Subterrânea deve ser cadastrado na Vigilância Sanitária Municipal, outro Órgão extremamente importante para o controle da qualidade da água para Consumo Humano (Siságua)” e mantermos um uso saudável.

Estudos Geofísicos

O solo e as rochas têm suas características específicas e na maioria dos casos não estão visíveis e caso queiramos conhece-los melhor devemos utilizar métodos científicos, equipamentos tecnológicos e softwares atualizados para chegarmos mais próximo possível dos fatos.

Os métodos geofísicos para analisar o solo e as rochas são muito úteis, pois estes apresentam propriedades físicas determinadas e tabeladas. Os aparelhos geofísicos quando acionados emitem vários tipos de ondas físicas no subsolo que ao atingirem os vários tipos de rocha respondem com outras frequências de ondas e sistemas de softwares avançados recebem estas ondas refletidas e mapeiam a área pesquisada e este mapeamento auxilia nas decisões dos projetos a serem implantados.

Existem vários métodos geofísicos: Sísmicos, Sísmica de Reflexão, Sísmica de Refração, GPR, Métodos Potenciais, Gravimetria, Magnetometria, Métodos Elétricos, Eletromagnético, Polarização Induzida, Magnetotelúrico, Resistividade, Potencial Espontâneo, Métodos Radiométricos, Geofísica de Poço e cada um responde melhor para cada tipo de situação.

Estes mapeamentos auxiliam na: Locação de Poços para exploração de Água Subterrânea e identificação de outros elementos que são invisíveis da superfície.

Estudos Geológicos

Realizamos levantamentos do solo e das rochas, com mapeamento Geológico, Estrutural, Geoquímico e Hidrogeológico, para fornecer dados para obras já instaladas ou que venham a ser implantadas.

Pesquisas sobre o lençol freático em áreas contaminadas por resíduos diversos, para gerar projetos de reabilitação destas áreas conforme a “Decisão de Diretoria Nº 038/2017/C” da CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, que é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, também outro órgão extremamente importante e com experiência vasta em décadas de pesquisas.

Projetos Minerários

Para que se possam explorar recursos minerais importantes para o desenvolvimento do país como: Água Mineral, Metais dos mais variados tipos e minerais e outros compostos ou elementos químicos devem ser seguidos os procedimentos da ANM Agência Nacional de Mineração (antigo DNPM) conforme DECRETO Nº 9.406, DE 12 DE JUNHO DE 2018.

Executamos projetos neste sentido para as diversas situações no Estado de São Paulo.

Alguma dúvida?

Entre em contato que retornaremos o mais breve possível.

planagua@planagua.com.br

Telefone: (11) 98526 6500

Bem vindo!
Enviar via WhatsApp